O Município

Dados do município

Dados do município/localização

Fundação: 14/06/1845
Emancipação Política: 29 DE MARÇO DE 1938
Gentílico: VARGEM-GRANDENSE
Unidade Federatíva: MARANHÃO
Mesoregião: REGIÃO NORTE
Microregião: ITAPECURU MIRIM
Distância para a capital: 172,00

Dados de características geográficas

Área: 1.957,75
População estimada: 56510
Densidade: 28,90
Altitude: 41
Clima: TROPICAL SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
O município de Vargem Grande, elevado à vila em 1833, foi extinto em 1933, figurando como distrito de Itapecuru-Mirim. Dois anos mais tarde o município foi reinstalado em 15 de maio de 1935 pelo decreto nº 832.[5]
Vargem Grande foi elevada à categoria de cidade pelo Decreto-Lei Nº 45, de 29 de março de 1938, mas a formação política e jurídica do município de que é sede teve origem com a criação, em 1835, da Vila da Manga do Iguará (hoje Nina Rodrigues). Em 1840, ainda uma pequena povoação, serviu de acampamento à 3ª Coluna, sob as ordens do major Feliciano Antônio Falcão, das tropas comandadas pelo coronel Luís Alves de Lima e Silva na repressão da Balaiada. Somente em julho de 1842, pela Lei provincial nº 7203, passou à condição de vila. Antigo ponto de encontro das estradas de boiadas que vinham de Caxias e Itapecuru-Mirim, até hoje Vargem Grande, apesar de ser um grande centro de produção agrícola, demonstra sua forte vocação para pecuária. Entre os ilustres filhos da terra, o que mais se destacou foi Raimundo Nina Rodrigues. Médico, patologista, criminalista, professor e etnógrafo, Nina Rodrigues conquistou renome internacional e é considerado o criador da antropologia criminal em nosso país.
Festejos Tradicionais
O município tem história, cultura e natureza. No mês de janeiro é realizado o festejo de São Sebastião – que dá nome à Igreja matriz. Em agosto é realizado a romaria até o povoado de Paulica.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Vargem Grande, por Resolução datada de 19-04-1833, desmembrado de Itapecuru-Mirim, desmembrado de Itapecruru-Mirim. Sede na vila de Vargem Grande.

Distrito criado com a denominação de Vargem Grande, pela lei provincial nº 13, de 08-05-1835.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 3 distritos: Vargem Grande, Fazendinha e São Benedito.

Pelo decreto nº 539, de 16-12-1933, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de Itapecuru.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Vargem Grande figura como distrito de Itapecuru Mirim.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Vargem Grande, pelo decreto nº 832, de 03-06-1935. Instalado em 15-05-1935.

Em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Vargem Grande, Manga e São Bernedito.

Pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-12-1943, o distrito de São Benedito passou a denominar-se Curuzu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município aparece constituído de 2 distritos: Vargem Grande e Curuzu. Não figurando o distrito de Manga.

Pela lei estadual nº 156, de 21-10-1948, desmembra do município de Vargem Grande o distrito Vargem Grande de Curuzu. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Clima

O clima é megatérmico, muito quente e úmido, caracterizado por uma estação chuvosa e outra de chuvas escassas. O período chuvoso normalmente começa a partir da metade do mês de dezembro, estendendo-se até o mês de junho, sendo janeiro e abril a temporada mais intensa. As temperaturas são elevadas o ano inteiro com poucas oscilações. Normalmente giram em torno dos 38° C, com picos de 40° C, entre julho e novembro. E de 23° C a 32° C na estação de chuvas. Porém, as temperaturas mais baixas nem sempre ficam evidentes, pois devido à velocidade reduzida dos ventos a sensação térmica fica alta.

Hidrografia

O município é banhado pelos Rios Munim, Iguará e Preto, além de abrigar em seu território pequenos riachos e olhos d’água. O Rio Munim é que abastece a cidade com água encanada para seus residentes. Os Riachos de maior destaque são o Riacho Paulica e o Riacho do Soldado. Outros órgãos hídricos que merecem ênfase são a Lagoa Grande, com cerca de 1,25 km² de área, e o Balneário Moizinho, usado para o entretenimento de banhistas e atividades diversas de lazer.

Vegetação

O meio vegetal do município é levemente diversificado. A formação vegetal é composta por cerrado, mata de cocais e vegetação florestal mediana com destaque para o pau d’arco e murta. A cobertura herbácea é bastante extensa não dando vez a solos arenosos expostos.

A cidade ainda é bastante arborizada com presença predominante de árvores de mangas diversas.

NOTÍCIAS

#Saúde | 23 DE FEVEREIRO DE 2021

Com a chegada da segunda onda da COVID-19, a direção do Hospital Municipal Benito Mussoline adotaram algumas medidas preventivas para conter a disseminação do vírus: - Uso obrigatório de máscara;- Suspensão de visitas - PERMITIDO apenas (01) ac [...]

#Saúde | 23 DE FEVEREIRO DE 2021

Com a chegada do inverno, os cuidados devem ser redobrados para que não haja proliferação do mosquito.Alertamos:Alguns cuidados simples podem ser realizados para prevenção e combate ao Aedes Aegypti: utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas, e, se ve [...]

#Saúde | 17 DE FEVEREIRO DE 2021

Deu início hoje, quarta-feira 17, a segunda etapa da vacinação contra à COVID-19 aos profissionais da saúde que trabalham na linha de frente na luta contra o CORONAVÍRUS. Para evitar aglomeração a secretaria de Saúde dividiu dois locais [...]

| 03 DE DEZEMBRO DE 2020

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionado

| 14 DE JUNHO DE 2020

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito